top of page
esoes.jpg

ARTRODESE

A artrodese de coluna é um procedimento cirúrgico realizado com a intenção de estabilizar o movimento entre duas ou mais vértebras. Essa estabilização é obtida através da formação de pontes ósseas que unem as vértebras, impedindo a movimentação e formando um bloco de osso no segmento operado. A fixação da coluna restringe o  movimento no local operado, sendo pouco sintomático em cirurgias de poucos níveis e mais perceptível ao paciente quanto mais longa for a fixação. Essa cirurgia pode ser realizada para o tratamento de doenças da coluna como a estenose lombar; espondilolistese, fratura, hérnia de disco, escoliose e deformidades.

 

Esse procedimento pode ser realizado isoladamente, como tratamento único para a doença em questão. Entretanto, geralmente ele é associado a outros passo cirúrgico como a descompressão do canal vertebral, a  remoção de hérnia de disco ou tumores por exemplo. Para a correta realização e indicação cirúrgica procure o seu médico de confiança.

 

Diversas técnicas foram desenvolvidas para promover a artrodese da coluna. Entre as diversas opções de cirurgia encontram-se as cirurgias convencionais, minimamente invasivas e endoscópicas. Basicamente o princípio da cirurgia é o mesmo nas diversas técnicas: fixar as estruturas da coluna e estimular a formação óssea entre os segmentos operados.

 

Habitualmente utilizam-se parafusos, barras, conectores e espaçadores (substitutos dos discos da coluna chamados também de “cages”) que mantém fixadas as vértebras a serem operadas. Isso facilita e estimula a formação óssea entre elas. Ao mesmo tempo utilizam-se estimuladores de formação óssea como os enxertos retirados do próprio paciente ou enxertos sintéticos de produção farmacêutica.       

R. Bruno Filgueira, 1519  |  Bigorrilho  |  Curitiba - Paraná  |  Tel: (41) 9.9194-7711

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page